sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Cristão e o Circo

Revista Adventista de Março/2007 – “Bússola”

O CIRCO

“Eu gostaria de saber se um adventista pode ir ao circo, seria esse um local apropriado para nós jovens adventistas?” Marcelo Queiroz.

Prezado Marcelo, a tua pergunta é muito interessante porque hoje a magia e o ilusionismo estão em quase todas as formas de diversões, especialmente na televisão. Todavia, o circo é um local de diversão onde se busca a alegria e a felicidade momentânea. O circo também é um lugar onde se “cultua” a magia e o ilusionismo, e os mesmos se tornam o “remédio”, ou o paliativo para as tristezas diárias de muitos. Entretanto, quero enumerar três razões pelas quais um cristão jamais deveria ir a um circo:

1 – A nossa alegria e felicidade genuínas não são encontradas, necessariamente em um lugar, ou nas “artes” daquele lugar.

A nossa felicidade e alegria está em vivermos na presença de Jesus cada dia. O Salmista diz: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delicias perpetuamente. (Sal. 16:11). O prazer circense é algo efêmero, fugaz. O Circo vende uma falsa felicidade e uma alegria passageira. Se você quiser ser verdadeiramente feliz ande na presença de Deus cada dia; através da oração pessoal, da leitura diária da Bíblia e testemunhe acerca de Jesus. Na presença de Deus “há plenitude de alegria”; não é qualquer tipo de alegria, é um sentimento divino que enche o nosso vazio existencial, e só Jesus pode fazer isso.

2 – Não podemos cultuar o ilusionismo, a magia ou chamadas “artes” circenses tais como: O trapézio o atirador de facas ou o homem que engole fogo etc.

Deus através do apóstolo são Paulo condenou as “artes” mágicas dos habitantes de Éfeso, tanto de judeus como de gregos, (Atos 19:19), tanto o ilusionismo como a magia são contrafações malignas aos verdadeiros milagres de Deus. Veja o que diz Ellen G. White sobre este episódio: “... Foi por praticarem artes mágicas, e por meio delas, que haviam especialmente ofendido a Deus e posto em perigo sua alma; e foi contra as artes mágicas que mostraram tal indignação...” Vidas Que Falam – MM – 1971; pág.343.

3 – O Circo é no mínimo um lugar de diversão duvidosa. Assim sendo, não vá e nem incentive ninguém a ir.

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (I Cor. 10:31). A Palavra de Deus diz: ”...fazei tudo para a glória de Deus.” Sinceramente falando eu não consigo conceber a idéia de que um cristão estaria glorificando a Deus em um circo. O grande objetivo do circo é o riso e a alegria momentâneas, custe o que custar; ainda que seja frívolo ou ridicularizador. Ellen G. White é precisa em seu conselho em relação ao circo: “Todo jovem que costuma assistir a essas exibições [teatro] se corromperá em seus princípios. Não há em nosso país [EUA] influência mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar o gosto pelos prazeres tranqüilos e as realidades sóbrias da vida, que as diversões teatrais...

...O amor a essas cenas aumenta a cada condescendência, assim como o desejo das bebidas alcoólicas se fortalece com seu uso. O único caminho seguro é abster-nos de ir ao teatro, ao circo e a qualquer outro lugar de diversão duvidosa.” Mensagens Aos Jovens. pág.380.

Meu amigo Marcelo, definitivamente o circo não um lugar seguro para os jovens adventistas que amam a Jesus e querem vê-lo voltando ainda em nossa geração, e ainda em nossos dias. Que o Espírito de Deus, possa iluminar a sua mente e a de todos os jovens que tiverem dúvidas em relação a esse assunto. Ande diariamente na presença de Jesus e você será um vencedor cada dia!

Um abraço fraternal,

Pr.Otimar Gonçalves

Min. Jovem - DSA